Em 13/07/2017 às 08h46

Alunos de Psicologia participam do IX Fórum Mineiro de Psicanálise

Nos dias 8 e 9 de julho alunos do curso de Psicologia do UNIFAMINAS, acompanhados pelo professor Hugo Valente, participaram do IX Fórum Mineiro de Psicanálise na cidade de Belo Horizonte. O Fórum contou com a presença de psicanalistas reconhecidos no cenário nacional, como Maria Rita Kehl, Paulo Roberto Ceccarelli, Caterina Koltai, Rainer Melo, Joaquim Lavarini, Marcos Medeiros, Cassandra França, Cláudia Leite, Dominique Fingerman, Bárbara Guatimosin, Sávio Theodoro e Júlio de Castro. O tema abordado "Dificuldades da Psicanálise", gera estímulo à discussão sobre os novos desafios impostos à prática da psicanálise no mundo contemporâneo.

A psicanálise foi criada em Viena no ano de 1900, por Sigmund Freud, e rapidamente se consolidou como um dos modelos de tratamento dos mais variados tipos de sofrimentos mentais. Hoje a psicanálise se mantém, através de seus praticantes, como uma clínica que se propõe a interrogar o sujeito a respeito das tramas inconscientes de seu desejo, possibilitando a superação de conflitos psíquicos e a produção de um estilo singular de existência.

Os alunos de Psicologia do UNIFAMINAS participaram de discussões a respeito dos temas: sexualidade, dilemas éticos do mundo contemporâneo, a escuta dos refugiados, psicanálise e adolescência, fundamentos da clínica e relações da psicanálise com os serviços de assistência social, com as instituições jurídicas, com a arte e com o mundo do trabalho. O evento foi dividido em atividades chamadas de 'plenárias', onde os palestrantes discutiram sobre os temas acima citados, e mesas redondas, onde pesquisadores das mais variadas instituições de ensino brasileiras apresentaram os resultados de seus trabalhos de pesquisa.

O professor Hugo Valente agradeceu ao suporte oferecido pela instituição: "O UNIFAMINAS confirma, nesse ato de apoio à nossa viagem acadêmica, o compromisso com a formação de qualidade de seus alunos e o estímulo à pesquisa e à atualização dos conhecimentos de acordo com as demandas contemporâneas de nossa sociedade. Agradecemos principalmente ao Pró-reitor Administrativo Eduardo Goulart, a Diretora dos Institutos Roberta Gouvêa, ao Pró-reitor de Ensino Everton dos Reis e a Coordenadora do curso de Psicologia Fabrícia Nery, pela gentileza na avaliação da proposta e pelo oferecimento de recursos materiais que permitiram a participação dos alunos neste evento". Hugo agradeceu também aos seus estagiários do Serviço de Psicologia Aplicada, Aline Mendonça, Camila Britto, Maria Cristina Miranda e Sabrina Bitencourt que não mediram esforços para que essa viagem acadêmica ocorresse de forma harmoniosa.

Importante também citar os demais estudantes e profissionais que abraçaram a proposta e se dedicaram arduamente para que o objetivo fosse alcançado: Roberta Furlani, Simone Sidnei, Isabela Sabadini, Lidiane Paiva e as psicólogas Marina Reis e Larissa Bouzada. "Desejamos que oportunidades como essa possam se multiplicar na instituição a fim de que a formação acadêmica continue cada vez mais conectada ao que há de novo no campo da produção do conhecimento do mundo contemporâneo", afirma Hugo. Parabéns aos envolvidos por mais esse ato de responsabilidade institucional com a produção de saber. 

Autor: Assessoria de Comunicação


Portal UNIFAMINAS


Redes Sociais


UNIFAMINAS Informa






Coloque sua vida em um grande curso! Conheça o UNIFAMINAS