FAMINAS renova convênio com o INMET por mais 5 anos


Em 10/08/2009 às 08h00

A FAMINAS acaba de renovar o acordo de cooperação técnica com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que garante a permanência da Estação Meteorológica Automática de Muriaé por mais 5 anos. Esta estação permite o monitoramento, em tempo real, de parâmetros do município como temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, etc.
A Estação está localizada na BR 116, Km 706, no Bairro Bela Vista, e consiste em uma unidade de memória central (“data logger”) ligada a vários sensores que monitoram os parâmetros climáticos. Essa estação envia até 24 atualizações por dia, ou seja, é possível obter dados atualizados sobre o clima da cidade de hora em hora. Estes dados são enviados e publicados no site do INMET (www.inmet.gov.br), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O convênio, assinado em 28 de agosto de 2006 e renovado este ano, reafirma a preocupação da FAMINAS em garantir à comunidade de Muriaé o acesso aos dados meteorológicos do município, que são de grande importância no estudo das causas das enchentes que castigaram a cidade, por exemplo.