Semana de Luta Antimanicomial no UNIFAMINAS


Em 23/05/2019 às 13h35

Por: Assessoria de Comunicação

Nos dias 13, 14 e 15 de maio o curso de Psicologia do UNIFAMINAS realizou uma série de movimentos em prol da discussão acerca da Saúde Mental e do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (que é comemorado no dia 18 de maio). Os eventos foram organizados pelos alunos do curso sob coordenação da professora e coordenadora do curso de Psicologia da instituição Fabricia Nery.

O propósito dos eventos foi promover uma conscientização sobre da importância do cuidado da saúde mental e buscar alternativas saudáveis. Além disso, objetivou-se discutir sobre a importância de se promover formas de tratamento com garantia de liberdade, cidadania, dignidade e respeito ao sujeito com transtorno mental. O movimento tem por finalidade mostrar a oposição da Psicologia diante do uso do manicômio como estratégia de tratamento.

O evento contou com apresentações de dança, música, teatro, poesia, espaços para escuta acolhedora e debates com profissionais da área.

O evento é de fundamental importância para a promoção do exercício reflexivo e crítico dos profissionais e acadêmicos da área diante da temática saúde mental. Acredita-se que eventos como esse são capazes de transformar os paradigmas que englobam o cuidado para com a o tema abordado e desmistificar o papel da psicologia e da sociedade diante do sofrimento psíquico.

O UNIFAMINAS parabeniza todos envolvidos nas ações preparadas e pelo envolvimento da sociedade acadêmica.

Clique aqui e confira mais fotos!

Tags: Luta, Psicologia, Saúde Mental

Fonte: Coordenação de Psicologia