FAMINAS realiza cerimônia de casamento comunitário nesta sexta-feira


Em 09/11/2021 às 16h46

Por: Comunicação

Nesta sexta-feira (12/11), 220 casais vão poder oficializar a união durante uma cerimônia de casamento comunitário, promovida pelo curso de Direito do Centro Universitário FAMINAS em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Muriaé. 

A cerimônia vai acontecer em dois blocos (às 16h e às 19h), no Salão Nobre da instituição de ensino, com a participação de 110 casais em cada um deles, a fim de atender aos protocolos sanitários vigentes. Será uma celebração ecumênica, com a participação do Padre Carlos Roberto Moreira de Oliveira e do Pastor Aílton Lopes, para as bênçãos aos casais e familiares. O juiz Juliano Carneiro Veiga, titular do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Muriaé, presidirá a cerimônia.

A ação marca o encerramento do projeto "Mutirão do Casamento Civil", que prevê a regularização do estado civil de casais que vivem juntos há mais de um ano, como se já fossem casados. Os interessados se inscreveram, entre os meses de maio e junho, e todos que estavam dentro dos pré-requisitos, inclusive apresentando a documentação exigida, foram contemplados com a realização de todo o processo de forma gratuita. 

"Um marco para a inclusão social, trazendo benefícios para casais em situação de hipossuficiência econômica, que não têm a união oficializada, fortalecendo o vínculo familiar e o pleno exercício da cidadania", afirmou Margarida Espósito, coordenadora do curso de Direito da FAMINAS.

A iniciativa conta, ainda, com o apoio do Cejusc, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 36ª Subseção Muriaé, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé.