III Integra Civil aborda sustentabilidade, mercado de trabalho e gestão de carreira em dois dias de evento


Em 09/05/2022 às 17h50

Por: Comunicação

Dois dias de imersão no universo da construção civil e nas mais diferentes possibilidades que nossos futuros engenheiros e engenheiras civis poderão ter contato no mercado de trabalho. Com o tema "Estamos em Obra!", o III Integra Civil da FAMINAS aconteceu nos dias 5 e 6 de maio e garantiu aos estudantes uma programação recheada de palestras, práticas multidisciplinares e networking.

O primeiro dia contou com a presença do engenheiro técnico responsável pelas edificações da FAMINAS, Pedro Paulo Rodrigues. O profissional compartilhou com os alunos sua experiência à frente do projeto, detalhes técnicos e histórias marcantes desde a idealização da FAMINAS Muriaé, que completou 20 anos no mês de fevereiro. 

Ainda na abertura do evento, os estudantes puderam aprofundar em temas como planejamento profissional e gestão de carreiras, com a coordenadora do Estágio da FAMINAS, Andreza de Souza, e as psicólogas Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Maíra Souza e Lais Sanches. Além disso, participaram da palestra "Me formei e agora? Faço trainee, entro em uma construtora, caso ou compro uma biclicleta", com o engenheiro civil Gabriel Marques, que inspirou a galera ao contar sua jornada profissional, finalizando com dicas valiosas para ingresso no mercado de trabalho.

Por falar em dicas, não faltaram depoimentos de egressos que vêm conquistando seus espaços. E, no segundo dia de evento, tendências de mercado e sustentabilidade foram as principais pautas da programação. Os professores Afonso Rangel e Maíta Machado palestraram sobre "A evolução dos materiais de construção e novas perspectivas para o futuro" e "Planejamento Urbano x Requalificação Urbana", respectivamente, enquanto a encarregada do setor de Extensão da FAMINAS, Alessandra Soares, falou sobre a importância do envolvimento assíduo dos estudantes em projetos extensionistas ao longo da graduação, garantindo muito mais bagagem para um mercado em constante transformação.

O III Integra Civil também deu a largada para uma campanha de conscientização sobre coleta seletiva de lixo eletrônico, que ainda este mês vai disponibilizar lixeiras específicas para recolher esses materiais e lançar mão de uma série de ações informativas.